Z Arquitetura.

Residencial multifamiliar em Santo Amaro
-----------------------------------------------------------------------
Localização: Santo Amaro, Recife2014
Tipologia: Residencial
Status: Estudo Preliminar
-----------------------------------------------------------------------
Arquiteto(s): Múcio Jucá; Renato Leão; Renato Menezes.
-----------------------------------------------------------------------

Estudo para edifício residencial em Santo Amaro, Recife, consiste em edificação concebida a partir de pavimentos livres e abertos, sem elementos de separação (paredes) na definição de cômodos, mas apenas com a delimitação de áreas molhadas (cozinha, banheiros e área de apoio ao serviço).

Na prática, ao adquirir o apartamento, o comprador pode definir o seu modelo de moradia a partir de diversas possíveis configurações, que vão desde a apreensão do espaço único e contínuo, ou da delimitação de ambientes específicos (como o quarto) deixando o restante do imóvel livre de delimitações, e até mesmo a solução mais tradicional, com todos os ambientes delimitados.

Esta concepção permite também diversas alterações temporais no imóvel, de acordo com a evolução de uma determinada família, por exemplo. O comprador, quando solteiro ou recém-casado, pode configurar a moradia como um loft. Após o surgimento de filhos, o apartamento pode passar a ter áreas delimitadas para quartos, por exemplo. 

Apesar do projeto prever apartamentos de alto padrão, o conjunto foi concebido com apenas 01 vaga de estacionamento por unidade. Acreditamos que a proximidade com os corredores de transportes coletivos e ciclovias das avenidas Cruz Cabugá e Norte justificam a redução do número de vagas de veículos automotores como exigidos por lei. Essa condição acaba por liberar o térreo como espaço acessível durante a maior parte do dia, servindo de praça coberta para os passantes.