Z Arquitetura.

Centro Cívico _ Tamandaré
-----------------------------------------------------------------------
Localização: Tamandaré, PE1997
Tipologia: Prefeitura Municipal e Fórum + Praça
Status: Projeto
-----------------------------------------------------------------------
Arquiteto(s): Luziana Medeiros; Marcelo Gomes; Múcio Jucá.
-----------------------------------------------------------------------

Centro cívico da cidade de Tamandaré. O projeto foi uma resposta à proposta de criação de novo centro para edifícios institucionais e espaço público. O projeto inclui as novas sedes da Prefeitura e do Fórum da cidade. 

Os edifícios são bastante diferentes de acordo com as necessidades funcionais e espaciais, mas tem características semelhantes no que diz respeito a proposta de interseção de volumes: ambos corrompem a idéia de simetria e equilíbrio. Eles foram implantados no terreno de forma a dominar e definir o espaço público, ainda que também de forma assimétrica.

A praça foi concebida no sentido de criar um espaço cívico para a cidade, com espaços arborizados de permanência e para comportar a feira de antiguidades da cidade aos domingos. Grande ênfase foi dada no sentido de criar ampla área verde e arborizada como amenizador do microclima nesta área da cidade, bastante árida em sua atual configuração.  


Civic center of the seaside city of Tamandaré. The project was a response to the idea of creating a new centre for institutional buildings and public space. The project includes the new town hall building and also the new Forum building.

These buildings are quite different as a response to the different functional and spatial needs, but are linked towards the idea of intersection of volumes, while both corrupt the idea of balance or symmetry. They are also displaced on the site in a way to dominate and define the public space asymmetrically.