Z Arquitetura.

Escola em Afogados da Ingazeira
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Localização: Afogados da Ingazeira, PE2007
Tipologia: Escola fundamental
Status: Em obra
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Arquiteto(s): Múcio Jucá; Vera Freire.
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Imagens: Renato Feitosa

Escola pública localizada em terreno de topografia acidentada na periferia da cidade de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú. Trata-se de uma região de clima semiárido, caracterizada pela paisagem de sertão e pouca vegetação.

A premissa principal de projeto estava focada na elaboração de conjunto de edificações de proporção horizontal, em pavimento único, para facilitar a acessibilidade em padrão universal. As edificações foram concebidas com amplas cobertas e marquizes protegendo as fachadas, além de amplas saídas de ar, garantindo assim o conforto climático mesmo com a ausência de equipamentos de aeração mecânica.

A implantação geral do conjunto foi pensada para gerar pátio central de encontro para a realização de atividades lúdicas, além de espaços secundários de recreação, localizados entre os blocos das salas de aula.

Grande ênfase foi dada ao paisagismo e definição de percursos externos como parte integrante da concepção geral de projeto. Acreditamos que os espaços externos são parte do desenho em arquitetura, e como tal, devem ser concebidos de forma integrada ao conjunto.


Public school located in a rugged topography site on the outskirts of the city of Afogados da Ingazeira. This is a region of semi-arid climate, characterized by the landscape of dry land and little vegetation. 

The main premise of the project was focused on the elaboration of a set of buildings of horizontal proportion, in a single floor, to guarantee accessibility for all. The buildings were designed with large roofs protecting the facades from the sun, as well as wide openings, thus ensuring climatic comfort even with the absence of mechanical aeration equipment. 

The different buildings were located in order to generate a central meeting courtyard for gathering and recreational activities, in addition to secondary recreation spaces, located between the classroom blocks.  Great emphasis was given to landscaping and definition of external paths as an integral part of the overall design.We believe that external spaces are part of architectural design, and as such, should be designed in an integrated way to the whole