Z Arquitetura.

Casa de praia em Tatuamunha
-----------------------------------------------------------------------
Localização: Tatuamunha, Porto de Pedras _ AL2014
Tipologia: Casa
Status: Construída
-----------------------------------------------------------------------
Arquiteto(s): Múcio Jucá; Noé Sérgio; Renato Leão.
-----------------------------------------------------------------------

Projeto concebido para casal de Italianos donos de pousada na Praia de Tatuamunha, que resolveram comprar terreno vizinho para construir residência independente da estrutura existente, em busca de um pouco de privacidade.

O terreno em questão apresentava dimensões de 65m x 12m, em área de praia que está sofrendo rápido avanço do mar. Quando confrontados com a legislação ambiental (exigência de 50m para o preamar), e recuo da legislação urbana (5m para a via de acesso e 1.5m de recuo lateral), foi possível antever que a casa estaria limitada à área de aproximadamente 10m x 9m, motivando assim a decisão em verticalizar a estrutura.

A casa logo assumiu proporção próxima à de um mirante, ou torre, em meio ao coqueiral caraterístico da paisagem local. O projeto foi concebido a partir de três volumes: o corpo principal, o das áreas molhadas, e outro destinado à circulação vertical. 

Grande ênfase foi dada ao uso de materiais característicos da região: pisos em ladrilho hidráulico e cimento queimado, vedações em combogós cerâmicos e esquadrias desenhadas para promover luminosidade, controlar o excesso de ventilação e garantir as vistas para a paisagem natural do sítio.